Querido Diário,
Hoje foi um dia muito especial! O sol brilhava forte no céu e o ar estava fresquinho. Eu acordei cedo e fui para a escola com a mochila nas costas. No caminho, encontrei meus amigos e conversamos sobre os planos para o final de semana.
Na sala de aula, a professora nos ensinou sobre os animais da floresta. Aprendemos sobre os tucanos coloridos, as preguiças que vivem nas árvores e os macacos que pulam de galho em galho. Eu achei tudo muito interessante!
No recreio, brinquei de pega-pega com meus colegas. Corremos pelo pátio, rindo e nos divertindo. Depois, comemos lanche juntos e trocamos figurinhas do álbum da Copa.
À tarde, tivemos aula de matemática. A professora explicou como fazer contas de multiplicação e eu me esforcei para entender. Acho que estou melhorando!
Quando cheguei em casa, minha mãe preparou um bolo de chocolate. O cheirinho invadiu a cozinha e eu não resisti. Comi uma fatia bem grande e estava delicioso!
Agora estou aqui, deitado na minha cama, escrevendo no meu diário. É bom ter um lugar para contar minhas aventuras e pensamentos. Amanhã será outro dia incrível, tenho certeza!
Até logo, querido diário!
Assinado,
Lucas
Perguntas:
Que gênero textual é esse?
a) Uma página de diário. b) Um artigo de opinião. c) Um anúncio publicitário. d) Uma biografia.
Como ele está organizado?
a) Em parágrafos. b) Em versos. c) Em capítulos. d) Em listas.
Para que serve essa página de diário?
a) Para relatar acontecimentos do dia a dia da pessoa. b) Para anunciar produtos. c) Para contar histórias de ficção. d) Para ensinar matemática.
Com o que a pessoa que escreve o diário não concorda?
a) Com a mania dos pais de quererem controlar os horários dos filhos dormirem. b) Com a quantidade de programas legais na TV. c) Com a escola. d) Com o clima.
Quais as justificativas dela para não dormir cedo?
a) Ela nunca chegou atrasada na escola. b) Ela gosta de ficar acordada até tarde. c) Ela quer assistir um programa na TV. d) Ela não gosta de dormir.
O que a mãe explica para a filha sobre dormir cedo?
a) Que toda criança precisa de oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer. b) Que dormir tarde é melhor. c) Que não é importante dormir cedo. d) Que a TV atrapalha o sono.
Por que ela queria ficar acordada até tarde?
a) Para brincar com os amigos. b) Para assistir um programa na TV. c) Para fazer lição de casa. d) Porque não gosta de dormir.
Retire do texto uma frase com expressão de lugar.
a) “Eu nunca cheguei atrasada na escola.” b) “Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10?”
Retire do texto uma frase com expressão de tempo.
a) “Eu nunca cheguei atrasada na escola.” b) “Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10?”
Leia. “Eu nunca cheguei atrasada na escola.”
a) Reescreva a frase substituindo a palavra “eu” por “nós” e faça a concordância necessária.
A menina que escreve o diário respeita as ordens dos pais? Explique.
Leia. “Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10?”
a) Qual palavra poderia substituir a palavra “montão” alterando o sentido da frase?
( ) Vários ( ) Muitos ( ) Diversos ( ) Poucos b) Reescreva a frase fazendo essa alteração.
Leia. “Mas minha mãe é dura na queda!” A expressão destacada significa:
a) Sempre muda de opinião. b) Não se machuca ao cair. c) Caiu e não se machucou. d) Não muda de opinião.